6 Dicas para ter um site atrativo

Seja qual for a intenção, anunciar o seu site no Google ou, simplesmente, aparecer mais vezes em pesquisas orgânicas, um site atrativo é pré-requisito. Abaixo itens para você conferir se seu site é atrativo ao usuário.

1 – Site clean e objetivo.

Quando alguém diz que o site precisa ser único, elegante e bonito, algumas pessoas entendem que ele precisa quebrar padrões. Certamente, não é necessário ter algo idêntico ao de concorrentes, mas padrões são interessantes por um motivo: facilitam o uso.

Para conseguir um site atraente, você precisa deixar o layout simples e intuitivo.

Inovar é possível, mas não é relevante se isso atrapalhar a navegação. Se quiser fazer um teste, deixe uma pessoa que não entende nada sobre o site acessar e veja suas reações.

Se ela demorar mais que 10 segundos para saber onde encontrar cada seção, está na hora de modificar esse layout para conseguir um site atrativo.

Leia mais: Como ter um site que traga resultados.

2 -Atualize as informações regularmente.

O site possui todas as informações mais recentes da empresa? Se a resposta é não, isso significa que passou a hora de atualizá-lo. De acordo com pesquisas 81% dos usuários pensam menos na empresa, se o site não possui suas informações atualizadas. Isso inclui informações básicas, como endereço, número de telefone e outras formas de contato.

Os produtos e serviços também devem estar sempre atualizados. O primeiro motivo é simples: sem eles, dificilmente, você consegue vender adequadamente. Em segundo lugar, usuários que conhecem sua marca e visitam o site podem ficar desconfiados ao perceber que os produtos que eles consomem não aparecem na página.

3 -Site para dispositivos mobile

Os smartphones e outros dispositivos mobile, como tablets, estão se tornando parte cada vez mais importante na vida do brasileiro. De acordo com pesquisas 92% dos cidadãos possuem ou usam smartphones. Ou seja, provavelmente boa parte do seu público se conecta através deles em algum horário do dia.

Hoje em dia, ter um site atrativo e otimizado para mobile não é uma opção. Se um cliente visitar seu site e não conseguir navegar no seu dispositivo, as chances de abandono são muito altas.

4 – Imagens de qualidade

Se for possível, use fotos próprias de qualidade para gerar maior conexão com o público. O mesmo se aplica para gráficos e vídeos para criar um site atrativo. Eles precisam ser de alta qualidade, autênticos e úteis para seus usuários.

5 – Velocidade de carregamento do Site

A ideia é apresentar resultados que entregam o conteúdo procurado e também deem uma boa navegação. Algo que longos períodos de carregamento certamente não entregam.

De acordo com o Google, a média de carregamento de uma página em smartphones é de 15 segundos. Isso é um tempo longo, considerando que 53% dos usuários abandonam uma página depois de esperar apenas 3 segundos.

Então faça os testes e pense com cuidado, você tem um site atrativo no quesito velocidade de carregamento?

Portanto, otimizar o carregamento do seu site é questão de sobrevivência. Além de aumentar as chances de ser encontrado em uma das ferramentas de busca mais relevantes hoje em dia, você também consegue melhorar a permanência do usuário.

6 – Site otimizado para os mecanismos de busca.

Técnicas de SEO devem estar presentes em seu site. O Google tem uma série de ferramentas que analisam seu site antes de considerá-lo relevante. Para isso, ele utiliza palavras-chave, links e outros atributos para pontua-lo e assim qualifica-lo relevante na busca orgânica.